06 outubro 2014

Sobre o trabalho, e a volta (ou não) da licença maternidade.

Hoje vou falar de um assunto que tem me tirado o sono, me deixado ansiosa, indecisa e inquieta.
A volta da licença maternidade...

Mas moça vc ainda esta entrando na 18ª semana! (êÊêÊêÊê- amanha volto pra contar da 17ª)

Sim, ainda é cedo! Mas parece que foi ontem que descobri que estava grávida e hoje já estou quase na metade da gravidez!

Então senta que a história é longa...

Eu sempre trabalhei!
Aos 16 anos eu comecei como estagiária em uma loja de calçados, passei - não lembro ao certo - mais acho que foram uns 6 meses, de bombril - trabalhei no cadastro, no caixa, nas vendas, na limpeza, eu era um verdadeiro multiuso!
Estagiei também em uma copiadora, nessa passei 1 ano e meio...quando sai de lá, já comecei a trabalhar de carteira assinada...e vieram outros empregos depois, hoje trabalho em uma empresa a 4 anos como analista contábil...

O que quero dizer com tudo isso é que eu sempre fui independente financeiramente falando, desde os 16 eu já não precisava do dinheiro de painho pra comprar minhas coisas. E agora eu me vejo querendo depender do marido...whatt???

Sim...eu estou pensando em não voltar a trabalhar depois da licença, ou se voltar passar apenas 1 mês ou 2, mas vejam...é apenas um plano em acordo com marido, não decidi nada, nada esta certo!

É que nesses últimos meses tem acontecido algumas coisas na empresa onde trabalho, e eu estou extremamente insatisfeita!
É indireta de chefe, é chefe abrindo empresa pra gato, cachorro e papagaio da família dele, e querendo que eu trabalhe de graça pra toda e qualquer empresa que ele abrir, é eu ter empancado igual mula em um único setor, e não ter pra onde fugir, ou crescer!

Tem o fato também de eu não ter ninguém aqui pra me ajudar com a Alice, minha família mora em outro estado - Campina Grande-PB...e eu moro em Natal-RN...Só tenho a família do marido que eu não posso contar, pois as irmãs trabalham e minha sogra...não, não posso contar com minha sogra!
E da família só tenho uma irmã, que também trabalha e tem um filho, e desde sempre teve esse dilema.

Mas moça, tem várias mães que não tem ninguém da família perto, e da conta de tudo, trabalha, é dona de casa, cozinha, faz crochê...
É... e pra essas mães eu tiro o chapéu!!!

Mas ai eu pergunto...Essas mães tem escolha? Elas querem trabalhar ao invés de ficar em casa com a cria?

Bom...algumas escolhem trabalhar por que gostam e querem...

Outras não!

Há mães que assim como eu, gostariam de criar seus filhos de perto, participando e dando tudo de si pra eles, e tem a escolha de fazer isso!

Eu tenho essa escolha, eu posso escolher ficar em casa cuidando da minha filha, da casa e do marido...o que eu sei que não é trabalho manso não, pelo contrário, sei que vou trabalhar muuuito mais, pois na empresa eu passo o dia sentada, apenas trabalhando com o computador!

Mas tem muita coisa a ser pesada ainda, não terei salário, nem férias, nem 13º, nem fgts e nem inss.
Tudo isso pesa muito!

Meu marido super apoia eu ficar em casa, ele diz que é o certo a mãe ficar com a cria pelo menos em seus primeiros 2 anos, e esse apoio conta muito...
Eu quero fazer algo de casa, sei que posso pegar alguma empresa pra fazer a contabilidade de casa, e ajudar em algo...Mas pelo menos nos primeiros anos, eu queria me dedicar a ela!!!

E nossa como os pensamentos mudam...e ela ainda nem nasceu!
Eu que nunca me imaginaria em casa, sendo dona de casa e mãe...me pego sonhando com essa vida, e tendo quase certeza de que é isso que vou fazer!

Mas como disse nada ainda é certo...não decidimos nada ainda...são só planos!!
Minha irmã disse que quando eu conhecer a Alice, saberei o que fazer...
Espero!

Bjs

8 comentários:

  1. Oiii
    Olha e eu que nem engravidei ainda e ja penso nisso kkk
    Mas no meu caso acho que nao posso me dar ao luxo de parar de trabalhar...e gosto do meu local de trabalho tbm..mas se eu pudesse escolher estaria em casa,sendo mae,esposa e dona de casa kkkk e qdo tiver o baby entao...como deixar ele pra tras..ai meu Deus...qdo tive meu primeiro filho eu nao trabalhava,ficava por conta da casa ,dele e do marido da epoca...mas agora tudo é diferente,inclusive o marido rsrsrs
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Algo a se pensar. Boa sorte!
    Mas que deve doer dói... rsrs
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Dani vamos dar as mães então...tbm já penso seriamente nesta opção desde antes de engravidar...mas como já falei lá no blog, estou de saco cheio de onde eu trabalho e o que eu faço, então já está praticamente decidido que a mamãe aqui será dona de casa pelo menos até 1 ano e meio a 2 anos do baby, mas tbm tem o dilena de que precisarei fazer algo para decolar uma graninha para ajudar em casa, mas vou com calma, Deus nos dará direcionamento!

    Mas acho que nenhum emprego pagará estarmos por perto e ver desenvolvimento do bebê né?

    bjus

    ResponderExcluir
  4. Então vc sabe já falei que não é a opção mais fácil do mundo não, até porque em casa o trabalho é bem maior e ficar sem nosso dinheiro é bem chatinho, mesmo que maridão supra nossas necessidade não é fácil não, mas quando vc acorda e fica o dia inteiro vendo toda evolução cada dobrinha nova que aparece vale a pena e a gente até esquece dos dilemas que tinhamos antes.

    E sua irmã tá certa vc saberá o que fazer...

    Bjoos

    ResponderExcluir
  5. engraçado como a cabeça muda né, sempre fui super independente mas hj se eu pudesse tb não voltaria a trabalhar, mas infelizmente não dá.

    ainda é cedo pra pensar nisso, deixa pra pensar qd as coisas acontecerem, até lá mta água pode rolar ;)

    bjs
    www.umamenina.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!
    Sei bem o que é isso e te digo, "escute o seu coração", mas claro que, às vezes, querer é diferente de poder, portanto, é importante que vocês estejam em plena sintonia no que decidirem e, claro, tudo tem que ser bem planejado.
    Boa a ideia de fazer a contabilidade de casa ou prestando assessoria pra algumas empresas aos poucos, até você achar que é hora de retornar ao mercado de trabalho.
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    http://maternidadeecotidiano.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Super te entendo, flor!
    Muitas vezes me pego pensando isso também, sabe?
    Principalmente pq aqui onde trabalho terei apenas 4 meses de licença e um de férias...

    A parte triste é ficar dependendo do marido, isso é uma coisa me incomoda também.
    Vamos ver o que acontecerá quando nossas princesinhas nascerem...

    Bjs de montão

    ResponderExcluir
  8. Eu te entendo, pq vivi a mesma coisa, mais devido a algumas complicações voltei a trabalhar mesmo super insatisfeita, fiquei 06 meses e perceberam que eu não estava mais satisfeita e me dispensaram. Foi muito bom, já tem 06 meses que to em casa com meu pequeno, mais num sei depender de ninguém sempre trabalhei, entao decidi que em dezembro meu pequeno já vai estar com quase 02 aninhos vou coloca-lo numa creche e voltar a trabalhar!!

    Adorei seu blog,e já estou te seguindo!!

    Beijos,ótima semana!!

    Ludmyla – A Espera do Meu Bernardo

    ResponderExcluir

Comente...A Blogueira agradece!! :)